sábado, 18 de setembro de 2010

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO l

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Curso de Pedagogia

PLANO DE ENSINO

CRÉDITOS CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

PE 121 Psicologia da Educação I 60 horas
PRÉ-REQUESITO CENTRO SEMESTRE LETIVO PROFESSORES
CEDUC - 2010.2

Professores desta disciplina:

Leuda Evangelista de Oliveira
Pedro Augusto Hercks Menin
Gisele Boucherville

EMENTA
Estudo da psicologia educacional, priorizando as diferentes fases do desenvolvimento da personalidade humana.

OBJETIVO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Identificar o objeto de estudo da ciência psicológica numa perspectiva histórica;


 Conhecer algumas das principais linhas teóricas da psicologia como de campo de estudo, limites de atuação e possibilidades em termos do processo educacional;


 Compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem a partir do conhecimento de diferentes abordagens psicológicas.
 A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
- A Psicologia e a história;
- A Psicologia entre os gregos e na Idade Média;
- A Psicologia científica.

 TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
 Behaviorismo
- Aspectos gerais
- Behaviorismo e Educação
- Aplicações em sala de aula

 Psicanálise
- Histórico
- Principais conceitos
- É possível educar?

 Gestalt
- A Psicologia da forma
- Objetividade versus subjetividade

 Piaget
- Psicologia do Desenvolvimento de Piaget
- Aprendizagem como adaptação
- Construtivismo – Piaget.

 Vygostky
- Psicologia mergulhada na história
- Internalização e transformação: autorregulação do Ser humano
- Aprendizagem: Zona de Desenvolvimento Proximal

 Wallon
- Histórico e conceitos básicos
- Principais interações teóricas

METODOLOGIA
Os trabalhos serão desenvolvidos a partir do estudo e discussão de uma bibliografia básica que possibilite a construção de conceitos e conhecimentos.
Tais atividades serão mediadas pelas seguintes estratégias:
- Aula expositiva dialogada;
- Leitura dirigida com análise de textos;
- Problematização e discussão de temas emergentes da educação;
- Debates em pequenos grupos;
- Trabalho individual.

AVALIAÇÃO INSTRUMENTO DATA
A avaliação terá a prevalência de aspectos qualitativos, auferidos de forma contínua ao longo do processo pedagógico em estrutura de pontuação cumulativa.
Os critérios adotados: frequência, participação em atividades curriculares e extra-curriculares, aulas presenciais, leituras e elaboração de construções escritas.
O procedimento avaliativo contará com produções escritas que balizarão o processo.

Ao longo do processo, em 60h/aula

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
Básica
BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.
FADIMAN, James. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 2002.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2002.
RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART: EDUSP, 1974.

Complementar
BATTRO, Antônio M. O pensamento de Jean Piaget: psicologia e epistemologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Herper e Row do Brasil, 1997.
BIGGE, Morris L. Teorias da aprendizagem para professores. São Paulo: EPU, 1977.
CAMPOS, Jaciara Calazans, CARVALHO, Hilza Aparecida Gouveia. Psicologia do desenvolvimento: influência da família. São Paulo: Edicon,1983.
CÓRIA – SABINI, Maria Aparecida. Psicologia aplicada à educação. São Paulo: EPU, 1986.
FARIA, Anália Rodrigues. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo: Ática, 1989.
PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.
RODRIGUES, Marlene. Psicologia educacional: uma crônica do desenvolvimento humano. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976.

Professores Coord. de Graduação

______________________________ ______________________________
Leuda Evangelista de Oliveira
Pedro Augusto Hercks Menin

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Curso de Pedagogia

CRONOGRMA DAS AULAS

Semana No DE AULA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2011




10 a 15/03



4
 Apresentação e discussão do Plano de Ensino da Disciplina Psicologia da Educação I

 A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA PSICOLÓGICA
- A Psicologia e a história;
- A Psicologia entre os gregos e na Idade Média;
- A Psicologia científica.
Texto 1: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.
Capítulo I - A Psicologia ou as Psicologias.
Capítulo II - A evolução da Psicologia.
Capítulo V - Psicologia Sócio-Histórica

17 a 22/03
4  Behaviorismo
- Aspectos Gerais
Texto 2: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.

24 a 31/03
4  Behaviorismo
- Behaviorismo e Educação
Texto 2: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.

05/04 a 7/04
4  Behaviorismo
- Aplicações em sala de aula
Texto 3: SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: EDART: EDUSP, 1974

07 a 12/04
4  Psicanálise
- Histórico
Texto 4: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.

12/4 a 14/04
4  Psicanálise
- Principais Conceitos
Texto 4: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.

14/04 a 19/04
4  Psicanálise
- É possível educar?
Texto 4: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.

19/4 a 26/04
4  Gestalt
- A Psicologia da Forma
- Objetividade versus subjetividade
Texto 4: BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 1991.
Texto 5: FADIMAN, James. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 2002.

03/05 a 05/05
4  Piaget
- Psicologia do Desenvolvimento de Piaget
Texto 6: RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.

10/5
4  Atividade Avaliativa
- Análise de uma situação de aprendizagem a partir de um dos referências teóricos trabalhados. (Freud e Skinner)

12 a 17/05
4  Piaget
- Aprendizagem como adaptação
Texto 6: RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981

17 a 19/05
4  Piaget
- Construtivismo – Piaget.
Texto 6: RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981

24 a 26/05
4  Vygostky
- A Psicologia mergulhada na história
Texto 7: REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

26 a 31/05
4  Vygostky
- Internalização e transformação: autorregulação do Ser humano
Texto 7: REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

31/05 a 02/06
4  Vygostky
- Aprendizagem: Zona de Desenvolvimento Proximal
Texto 7: REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

7/06 a 9/06
4  Wallon
- Históricos e conceitos básicos
Texto 8: GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2002.


7/06 a 9/06
4  Wallon
- Principais interações teóricas
Texto 8: GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 2002.


14 a 16/06
4  Atividade Avaliativa
- Análise de uma situação de aprendizagem a partir de um dos referências teóricos trabalhados. (Piaget, Vygostky e Wallon)

21 a 28/06
4 Recuperação e reposição

OBS.: As atividades propostas acima poderão sofrer alterações no decorrer da disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário